top of page
  • Foto do escritorAgência 7

4 Fatos Curiosos que não te contaram sobra as #HASHTAGS#


Quando o assunto é #HASHTAGS# o assunto é grande e as duvidas maiores ainda, afinal, ninguém sabe 100% como o algoritmo funciona.

Qual a melhor pratica para se usar as #HASHTAGS#, mais duvidas se formarão.

Qual o melhor posicionamento para se usar?


Colocar na legenda ou comentário?

Quantas usar?


Hashtag ainda funciona?


Funciona pra todos os nichos?


São muitas as dúvidas.


Cada um que as utiliza tem uma visão diferenciada do uso das hashtags no dia a dia, nada melhor que você mesmo analisar aquilo que melhor funciona pra você!

Mas agora vamos ver resultados de um estudo, baseado em 649.895 postagens de 6.700 perfis de marcas e que com certeza ira esclarecer muitas coisas:


1. Use apenas hashtags relevantes

Isso deveria ser o primordial quando for escolher afinal tu não vai postar um avião e na hashtag colocar #Navio, não faz sentido algum, certo?


Hashtag não é milagre, ou seja, ela não irá salvar um conteúdo ruim ou melhorar o engajamento de algo irrelevante ao seu público.


O conteúdo relevante do post em si é muito importante ai sim o uso de #HASHTAGS# relevantes al assunto irá ajudar.

2. Use no máximo 5 hashtags por publicação

Mas o Instagram deixa colocar até 30 #HASHTAGS# mas que disse que a maior quantidade será melhor?


Recomendo sempre o uso de 5# porém em estudo realizado a media de quantidade de #HASHTAGS# usadas pela maioria das marcas ficam entre 7 e 30, no entanto postagens com o numero máximo de #HASHTAGS# não apresentam uma melhora no engajamento.

3. Hashtags nos COMENTÁRIOS sim ou não?

De acordo com o estudo realizado as #HASHTAGS# colocadas na legenda no instagram e muito melhor que no primeiro comentário e quase 90% das marcas preferem usá-las na legenda. Isso resulta em um alcance médio e engajamento maior e mais impressões.


Por outro lado dados apontam que as #HASHTAGS# no primeiro comentário recebem uma quantidade de likes maior.


Em perfis com mais de 100k de seguidores a taxa de alcance ao postar as #HASHTAGS# nos comentários é maior. Mas o uso na legenda traz mais impressões indiferentes ao tamanho da conta.

4. Esconda as hashtags

#HASHTAGS# COCULTA, isso mesmo a taxa de engajamento é bem maior quando suas #HASHTAGS# estão ocultas, pois com essa estratégia você cria um aspecto mais limpo para o seu post e retira qualquer chance de suas #HASHTAGS# tirarem o foco da sua mensagem.

Você deve estar se perguntando como eu faço isso? É simples, depois de adicionar toda a sua legenda, deixe um espaço em branco entre a mensagem e as #HASHTAGS# assim elas serão vista apenas quando se clicar em “mais”.

Chegamos a conclusão de que a taxa de engajamento depende do tamanho do perfil, e da quantidade e posicionamento das #HASHTAGS# usadas e não apenas se elas estão no comentário ou na legenda.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page